quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Rede


Uma topologia de rede é um mapa da rede. A topologia física da rede descreve o layout dos cabos, pontos de trabalho e a localização de todos os componentes da rede. A escolha de como os computadores serão ligados numa rede pode ser um assunto crítico, uma má escolha da topologia física pode levar mais tarde a custos desnecessários assim como a um mau aproveitamento dos recursos da rede. Seguem-se as topologias físicas mais comuns:
LANs :
- Bus(Barramento);
- Star(Estrela);
- Ring(Anel);
- Mesh(Malha)
- Wireless (Sem fios).
MANs ou WANs
- Tree (árvore ou estrela hierárqica)
- Hybrid(Híbrida)
TOPOLOGIA EM BARRAMENTO (BUS)
Na topologia de barramento todos os computadores estão ligados a um cabo contínuo que é terminado em ambas as extremidades por uma pequena ficha com uma resistência ligada entre a malha e o fio central do cabo (terminadores). A função dos “terminadores” é de adaptarem a linha, isto é, fazerem com que a impedância vista para interior e para o exterior do cabo seja a mesma, senão constata-se que há reflexão do sinal e, consequentemente, perda da comunicação.
Neste tipo de topologia a comunicação é feita por broadcast , isto é, os dados são enviados para o barramento e todos os computadores vêem esses dados, no entanto, eles só serão recebidos pelo destinatário.





Vantagens e Desvantagens da Topologia em Barramento

Vantagens:
- A facilidade de instalação
- É relativamente econômica
- Usa menos cabo que as outras topologias

Desvantagens:
- A dificuldade de mudar ou mover nós.
- Praticamente não tem tolerância a falhas, caso falhe um dos nós, toda a rede vai a baixo.
- Dificuldade de diagnosticar falhas ou erros.
TOPOLOGIA EM ESTRELA (STAR)
Contrariamente ao que acontece na topologia anterior, no caso da topologia em estrela os pontos ligam-se todos num ponto central, que é um dispositivo que pode ser um hub ou um switch; em qualquer dos casos esse dispositivo atua como um concentrador.
Um concentrador tem como função receber os sinais provenientes dos vários computadores e enviá-los ao computador do destino.







Vantagens e Desvantagens da Topologia em Estrela

Vantagens:
- Facilidade de modificação do sistema, já que todos os cabos convergem para um só ponto.
- Um dispositivo por derivação, se esta falhar só esse dispositivo é afetado.
- Fácil detecção e isolamento de falhas, dado que o nó central está diretamente ligado a todos os outros.
- Simplicidade no protocolo de comunicações. Resume-se a selecionar qual o nó periférico que em cada momento está ligado ao nó central.

Desvantagens :
- Maior comprimento de cabo para efetuar ligações. A distância máxima sem amplificação é de apenas 100 m.
- Dependência do nó central, se este falha, a rede fica inoperacional.
- O número de portas de um concentrador é limitado e quando for atingido o limite de portas disponíveis é necessário adquirir outro e interligá-lo com o existente.
- Em comparação com a topologia em barramento, os seus custos são mais elevados.
TOPOLOGIA EM ANEL (RING)
Na topologia em anel cada posto está diretamente ligado a dois outros postos de rede. Os dados circulam num sentido de um posto para outro, cada posto inclui um dispositivo de recepção e transmissão, o que lhe permite receber o sinal e passá-lo ao posto seguinte, no caso de a informação não lhe ser destinada.
O primeiro computador da rede vai guardar o token que é uma licença para os computadores comunicarem. O computador que desejar efetuar uma comunicação vai requisitar o token e só depois de obtê-lo é que vai efetuar a transmissão de dados para o computador de destino.






Vantagens e Desvantagens da Topologia em Anel

Vantagens:
- Pequeno comprimento de cabo
- Não são necessários armários de distribuição de cabos dado que as ligações são efetuadas em cada um dos nós.
Desvantagens
- A falha de um nó provoca a falha da rede.
- Dificuldade de localização de falhas (a falha de um nó provoca a falha de todos os outros).
- Dificuldade em reconfigurar a rede (instalação de vários nós em locais diferentes).
- Dificuldade no estabelecimento de protocolo de acesso à rede dado que cada nó terá que assegurar a continuidade da informação e só depois poderá enviar a sua própria informação após a certificação de que a rede está disponível.
TOPOLOGIA EM MALHA (MESH)
Na topologia em malha existe uma ligação física direta entre cada um dos nós, isto é, todos comunicam com todos.

A figura anterior demonstra a complexidade desta topologia. Temos um exemplo de quatro nós e já se torna relativamente complexa, mas isso aumenta exponencialmente conforme acrescentamos mais nós. Se tivéssemos cerca de 10 computadores teríamos qualquer coisa como 45 ligações o que traria uma grande dor de cabeça a quem tivesse que gerir semelhante rede.
A única vantagem desta rede é a tolerância a falhas, pelo menos no que diz respeito ao cabeamento, já que em relação aos computadores depende mais deles do que da rede.
TOPOLOGIA SEM FIOS (WIRELESS)
As redes wireless estão a se popularizar cada dia mais, sendo usadas tanto em redes empresariais como nas redes domésticas e ligações à Internet.
O exemplo mais simples de uma rede sem fios é a rede Ad-Hoc. Este tipo de rede é estabelecido quando dois ou mais dispositivos com emissores e receptores wireless estão ao alcance um do outro. Os dispositivos enviam sinais de um para o outro e ambos reconhecem a existência do outro dispositivo com o qual pode comunicar.
Este tipo de rede é muito utilizado nas comunicações entre portáteis ou PDAs e permitem a transferência de dados entre dispositivos com bastante facilidade.
TOPOLOGIA EM ESTRELA HIERÁRQUICA OU ÁRVORE
Tipologia física baseada numa estrutura hierárquica de várias redes e sub-redes. Existem um ou mais concentradores que ligam cada rede local e existe um outro concentrador que interliga todos os outros concentradores.
Esta topologia facilita a manutenção do sistema e permite, em caso de avaria, detectar com mais facilidade o problema.


TOPOLOGIA HÍBRIDA
Numa topologia híbrida, o desenho final da rede resulta da combinação de duas ou mais topologias de rede. A combinação de duas ou mais topologias de rede permite-nos beneficiar das vantagens de cada uma das topologias que integram esta topologia.
Embora muito pouco usada em redes locais, uma variante da topologia em malha, a malha híbrida, é usada na Internet e em algumas WANs. A topologia de malha híbrida pode ter múltiplas ligações entre várias localizações, mas isto é feito por uma questão de redundância, além de que não é uma verdadeira malha porque não há ligação entre cada um e todos os nós, somente em alguns por uma questão de backup.

Fonte: http://www.scribd.com/doc/402365/Topologias-de-Rede

Nenhum comentário: