segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Rockabilly

“One, two, three o'clock/ four o'clock, rock/(...) we're gonna rock around the clock tonight”.

Quem não se lembra de ter ouvido a frase acima cantada rapidamente? Quem nunca dançou essa música empolgado numa festa de casamento? Para os que não lembraram, estamos falando de “Rock Around The Clock”, clássico do Bill Haley and His Comets.
O norte-americano Bill Haley é considerado um dos responsáveis pela fusão entre country music e rhythm and blues, que resultou no rockabilly. Em 1949, formou a banda “The Saddlemen”, que mais tarde viria a se chamar “The Comets”. No ano de 1951, gravaram e lançaram “Rocket 88”, originalmente gravada pelo grupo negro Jackie Brenston and His Delacats. Era a primeira vez que as pessoas ouviam no rádio um cantor branco, de raízes country, interpretar rhythm and blues, um ritmo negro. O hit “Rock Around The Clock” viria a estourar em 1955, sucedendo outro grande sucesso, “Shake, Rattle and Roll”.
Carl Perkins, outro jovem norte-americano, que tocava guitarra desde pequeno, lançou em 1955 duas canções que marcaram a história do então novo gênero, intitulados “Turn Around” e “Gone, Gone, Gone”.
Tanto Perkins quanto Haley foram muito influenciados pelo músico Hank Williams, cujo estilo era hillbilly, e por artistas de country-boogie, como Delmore Brothers, Hank Thompson, Webb Pierce, Red Foley e Moon Mulican. Todos são músicos americanos dos anos 40 e pode-se dizer que sua música foi fundamental para o nascimento do rockabilly.
Voltando para a década de 50, falemos de Sam Philips, a quem deve ser atribuído a explosão não só do rockabilly, mas do grande astro do rock Elvis Presley. Philips, proprietário das gravadoras Memphis Recording Studio e Sun Records Company, resolveu ir na onda daquele garoto de 19 anos, Elvis, e gravou um blues chamado “That's All Right Mama”. Dessa sessão, saiu “Blue Moon of Kentucky”, faixa que popularizou o rockabilly.
Em 1956, o jovem astro em ascensão estourou com “Blue Suede Shoes”, uma canção de Carl Perkins. Embora a música tenha sido um sucesso na carreira de Perkins, foi na voz de Elvis que ela ganhou o mundo e, conseqüentemente, o rockabilly também.
O auge do rockabilly foi durante a década de 50. Os rapazes andavam com muita brilhantina em seus enormes topetes e as garotas também, com as madeixas levemente enroladas. Jaquetas de couro, sapatos preto e branco e calça jeans predominavam o vestuário masculino. Vestidos mais decotados, blusas amarradas na cintura e o hábito de usar calças compridas (ainda que com a cintura alta), se tornaram populares entre as jovens. Vestidos assim, os adolescentes da época iam namorar dentro de seus carros, ouvindo rockabilly. Muitas das letras, inclusive, falavam sobre carros e garotas. Os garotos do rockabilly também idolatravam as pin ups, principalmente Bettie Page, Jane Mansfield e Marylin Monroe.
Bill Haley
Bill HaleyWilliam John Clifton Haley nasceu em Highland Park, Michigan, em 1925. Desde criança tocava guitarra em shows beneficentes locais. Sua primeira banda, o “Four Aces of Western Swing”, logo se dissolveu em 1949, quando montou o “The Saddlemen”, que viria a se tornar uma das primeiras bandas de rock da história, “The Comets”. Com a música “Crazy, Man, Crazy”, conquistaram os EUA.
Para Ouvir
“Rock Around The Clock”, “See You Later, Alligator”, “Shake, Rattle and Roll”, “Rock The Joint”, “Rocket 88”.
Carl Perkins
Carl Lee Perkins nasceu nas proximidades de Tiptonville, Tennesse, em 1932. Aos 13, já compunha e tocava suas próprias canções, com influências dos ritmos que escutava: gospel, country e blues. Em 1995, assinou contrato com a Flip Records, em Memphis. Saiu em turnê com Elvis Presley e Johnny Cash, durante a qual gravou “Blue Suede Shoes”. Esta música fez com que Perkins fosse reconhecido nacionalmente, porém, quando Elvis a regravou, um pouco de seu brilho foi ofuscado, mesmo que seu lugar na música já estivesse firmado. Perkins influenciou artistas como Eric Clapton, Bob Dylan, Rick Nelson e Beatles.
Para Ouvir
“Honey Don't”, “Blue Suede Shoes”, “Your True Love”, “Boppin' The Blues”, “Everybody's Trying To Be My Baby”, “Matchbox”.
Elvis Presley
Elvis Aaron Presley, vulgo o rei do Rock, nasceu em 08 de janeiro de 1935, em Memphis, Tennesse. O cantor parou os Estados Unidos na década de 50 com seu jeito provocante de dançar, rebolando os quadris, o que lhe conferiu o apelido “Elvis The Pelvis”. Além da dança, um de seus grandes trunfos era a voz, de grande alcance vocal, destacando-o dos demais cantores da época. Ele é um dos principais ícones pop do século 20.
Para Ouvir
“Heartbreak Hotel”, “Hound Dog”, “Blue Suede Shoes”, “Jailhouse Rock”, “Love Me Tender”.
Outros artistas:
Buddy Holly
Roy Orbison
Ricky Nelson
Johnny Brunette
Jerry Lee Lewis
Johnny Cash
Stray Cats
Filmes
American Grafitti (1973)
É o primeiro filme dirigido e escrito por George Lucas, o aclamado cineasta por trás da saga Star Wars. A história conta a última noite de dois jovens amigos, antes de partirem para a faculdade. Eles e seus outros amigos aproveitam ao máximo a noitada regada a garotas e passeios de carro, pois sabem que a idade adulta está chegando. Os atores Harrison Ford, Ron Howard e Richard Dreyfuss estão bem novinhos nesse longa. A trilha sonora é extensa, recheada de rockabilly, não há um momento sequer do filme que não esteja tocando alguma música ao fundo.
Rock Around The Clock (1951)
O jovem Steve Hollis descobre que uma banda chamada Bill Haley and His Comets está agitando uma cidadezinha. A banda embala seu romance com uma moça chamada Lisa. Participam do filme também os grupos The Platters e Freddie Bell and the Bellboys. O filme foi banido em muitos países, devido à excitação dos adolescentes, em reação àquela música enérgica.
Shake, Rattle and Rock (1956)
Um DJ deseja encontrar um espaço onde os jovens possam curtir rock ‘n’ roll, mas os velhos membros da comunidade consideram o rock imoral.
High School Confidential! (1958)
O título do filme é um sucesso de Jerry Lee Lewis. O filme conta a história de um estudante que entra para o mundo das drogas. É um filme ingênuo, repleto de poesia beat e gírias típicas dos anos 50.
The Buddy Holly Story (1978)
O filme retrata a vida de Buddy Holly, lenda do rockabilly. Ele e sua banda, The Crickets, alcançaram o topo das paradas com hits como “That’ll Be The Day”. Um acidente aéreo encerrou tragicamente sua curta vida. Os músicos Big Bopper e Ritchie Valens também estavam no avião.
Great Balls Of Fire (1989)
Biografia do eufórico Jerry Lee Lewis. Estão presentes muitas canções que o levaram ao estrelato, além da história que quase arruinou sua carreira: o casamento com a prima de 2º grau, Myra, de 13 anos.
Cry Baby (1990)
Um típico melodrama adolescente dos anos 50. Johnny Depp é o delinqüente charmoso que lidera uma gangue no colégio. A coisa complica quando ele se apaixona por uma loirinha pertencente ao grupo rival. Iggy Pop participa do filme.

Nenhum comentário: