terça-feira, 4 de outubro de 2011

A sociedade Barroca


A teatralidade é encontrada em tudo na sociedade barroca, desde as artes até a linguagem, vestuário e a maneira aprumada de andar. "A arte barroca dirige-se a toda a sociedade e é apoiada por ela ".Sabe-se que a sociedade barroca foi a das contradições, dos contrastes de idéias, de variações entre o individual e o tradicional, a autoridade inquisicional e a liberdade, o misticismo e sensualidade, igreja e supertições, guerras, comércios, caprichos e sobretudo uma 'situação' onde todos que participaram, fazem parte e construíram esta cultura.

 
A igreja, principalmente a católica, com seu poder e absolutismo, faz parte do Barroco e constitui parte desta cultura.

 
Não se pode abstrair o Barroco como um período da arte nem mesmo da história das idéias. Afeta e pertence ao âmbito total da história social, e todo estudo da matéria, embora seja especificado legitimamente dentro dos limites de um ou de outro setor, deve desenvolver-se se projetando em toda a esfera da cultura.

 
Na sociedade barroca, as amizades e convivências familiares são esfriadas, as pessoas tornam-se comerciáveis e as relações podem ser alugadas, compradas e vendidas. Isto se deve as crises enfrentadas em relação à economia instável, conflitos religiosos, descobertas científicas, que acabaram atingindo o 'eu' do homem daquela época.

 
Surge, então um novo Homem com novidades e conquistas, e este começa imaginar melhorias inclusive em suas crenças e em sua herança cristã medieval e renascentista. No final do século XVI, as crises sociais e manifestações intensificam-se na Europa.













2 comentários:

Anônimo disse...

amei seu trabalho me ajudo dms

Anônimo disse...

amei seu trabalho me ajudo dms