terça-feira, 4 de outubro de 2011


A arte barroca nasceu no início do século XVII, na Itália, e estendeu-se por toda a Europa e América Latina, onde se desenvolveu durante o século XVIII e início do XIX. Com o crescente alastramento do protestantismo, a Igreja Católica promove o movimento da Contra-Reforma, utilizando o barroco como principal instrumento de afirmação e persuasão da fé cristã. As novas descobertas, impulsionadas pelas grandes navegações realizadas por Portugal e Espanha, possibilitaram a forte atuação dos contra-reformistas, especialmente das missões catequéticas dos jesuítas, que se dirigiam às novas terras para o trabalho de doutrinação.


Em suas origens, o barroco esteve associado a uma pérola disforme e irregular, evidenciando a idéia de exagero, mau gosto e falta de lógica em relação ao estilo clássico do Renascimento. A exuberância de formas e a dramaticidade são suas características principais. O barroco recuperou o gosto pelo pictórico, pela movimentação das formas e pelo jogo incessante de planos, revelando a dualidade intrínseca do homem da época, ligado aos ideais humanistas mas preso à realidade do Absolutismo e da Contra-Reforma. Mais do que um estilo artístico, expressou um modo de ser. Paradoxalmente, apelava para os sentidos e as paixões humanas e servia aos propósitos da doutrinação religiosa da Igreja Católica.
O Barroco possui sua própria linguagem autêntica, onde em oposição ao Renascimento passou-se a entender o Barroco como um estilo definido em si, complexo e principalmente formador de soluções estéticas, formais e unitária.
O Barroco é a arte em que as linhas se entrecruzam, se retorcem ou se rompem, em que os volumes inflados ou vazados, se animam nos efeitos de contraste, em que sobretudo, o movimento se opõe ao equilíbrio, à harmonia e à estabilidade interpretando as paixões e ou fantasias.
Movimento em agitação interminável, interpenetração entre o religioso e o profano, deformação e contorção da anatomia dos seres vivos em estátuas sacras, são partes do virtuosismo Barroco:
"Deslocam-se todos os valores, invertem-se todas as certezas e a aparência toma lugar da realidade, parecendo que o escopo máximo dos artistas é a total confusão do espectador..."
Os elementos Barrocos vistos separadamente podem estar inscritos em vários tempos mas sua visão política, econômica e social, constituem uma única realidade.


O Barroco vai além de um estilo visual, é uma cultura, onde ele está presente desde a vida social até a obra humana. A cultura barroca, que se relaciona com a crença religiosa e política, estendeu desde países da Europa até as colônias americanas através de seus conquistadores.





 Estilo de roupa do período Barroco rocócó (1730 - 1789). Caracteriza-se pelo carácter caprichoso, assimetria, detalhes delicados e leveza; a sua beleza requintada era acentuada pelos tecidos. Os tecidos mais frequentes utilizados na roupa de homem e senhora eram os cetins, os brocados e as rendas, sobretudo em cores pastel. A roupa de senhora tinha uma espécie de top com grande decote e mangas estreitas decoradas com rendas e entrançados. A saia cónica era um dos componentes mais notáveis deste período; era conhecida por crinolina. Era inicialmente circular e mais tarde de forma oval, reforçada com anéis metálicos ou de osso de baleia. O pequeno tamanho do top contrastava com a saia volumosa. A roupa interior tornou-se importante neste período, tal como os penteados do cabelo e os acessórios (que incluíam um leque e luvas). A roupa de homem era tão ricamente decorada que tinha um aspecto efeminado; tinha muitos volantes, fitas e rendas. O colete e também as mangas eram curtos. As calças iam até ao joelho e eram complementadas com meias brancas. Mais tarde, a roupa de homem tornou-se mais simples e deixou de ser decorada com rendas e volantes. O gibão reforçado dos lados transformou-se no fraque, que seria a base do vestuário masculino.
 
 
 

2 comentários:

Anônimo disse...

' Lindoo

Anônimo disse...

' Horroroso